Resolvi retornar a este meu espaço, meu somente meu e de mais ninguém, mas que muito em breve terá uma nova colaboradora. Bem, o assunto não é esse, mas outro exatamente. Ontem eu escrevi a respeito da redução da maioridade penal, assunto que nos últimos dias vem se tornando motivo de discussão. Como eu frisei no texto de ontem, muitos são a favor e tantos são contra, opinião que eu faço questão de respeitar ao máximo.
Segundo dados divulgados pelo ministério da justiça, apenas 1% dos crimes são cometidos por menores de idade. Isso não é justificativa para deixar as coisas como estão. Em outra pesquisa 87% dos entrevistados se dizem a favor da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, o que eu acho pouco, como eu já disse o correto seriam 14 anos.
O tema é sem duvida bastante polêmico. Pois é de conhecimento de todos que as leis aqui no Brasil são falhas e muitas medidas são lançadas no intuito de se buscar soluções, muito embora algumas questões seriam facilmente resolvidas com um maciço investimento em educação. Sendo escola em tempo integral, professores mais motivados com; maiores salários, cursos de aperfeiçoamento e mais segurança, uma vez que são noticiados diversos casos de professores que sofrem agressões de seus próprios alunos e até de seus responsáveis.
Para muitos pais a responsabilidade pela educação dos filhos seria tarefa exclusiva da escola e por essa razão não teriam o minimo de responsabilidade pelo que eles se tornariam no futuro. Crianças jogadas nas ruas por pais e mães que pouco se importam com eles, jovens cujo o único vocabulário são palavrões gritados aos quatro ventos.
O segredo é parar de depositar a culpa da falta de educação nas autoridades. Criar os filhos não é somente dar amor e carinho, mas dar a eles valores que possam faze-los se tornarem seres humanos respeitados pela sociedade.
Comentários